Dúvidas Frequentes

Qual a melhor época para visitar a região?

Bem, nosso clima é Subtropical. De Novembro a Março: Calor intenso durante o dia e fresco a noite. Chuvas de verão, ao final da tarde e noite, mantém o nível dos rios e cachoeiras propícios a banhos. De Abril a Agosto, o vento sul deixa o tempo muito limpo, seco e frio. Melhor época para visualização dos cânions, pois os ventos fortes não permitem a neblina se fixar nas montanhas. De Setembro a Novembro começa a esquentar. Vento muda, sendo o nordeste o predominante, trazendo calor e umidade. Boa época para as brincadeiras nos rios e bóia-cross.
Temperatura varia no inverno de 0°C a 20°C e no verão de 10°C a 28°C. Neblina ou cerração são fenômenos comuns todo ano.

Faz frio?

Não tanto como na parte de cima da serra, que por causa da altitude entorno de mil metros é 6ºC mais frio que na nossa altitude (100 acima do nível do mar).

É aconselhável levar crianças?

Crianças são bem-vindas em nossa pousada. Nós estimulamos que desde cedo iniciem a ter familiaridade com trilhas, rios e cachoeiras. Para elas, o ideal são trilhas curtas, não muito longe de infra-estrutura. Temos ótimas opções neste nível ao redor no Refúgio e no próprio Parque Nacional de Aparados da Serra – Itaimbezinho superior. Para os bem pequenos, fornecemos uma mochila para o pai carregá-la nas costas. A mochila agüenta até 18 kgs, então dependendo da criança, é possível utilizá-la até ao redor dos 4 anos de idade. Mas também nesta idade já é legal que ele experimente caminhar alguns trechos.
Crianças até 6 anos são cortesia no apartamento dos pais. Temos no salão social um muro de escalada onde eles adoram brincar. Também temos na área externa um mini-arvorismo especial para crianças (como um play-ground) onde não há necessidade de instrutor, elas brincam livremente, pois é baixinho. Na área entorno, há pontes, rio e trilhas curtas, que as crianças normalmente adoram! Na tirolesa e rapel (atividades extras), temos equipamentos específicos para elas poderem aproveitar também as aventuras verticais. E ainda avisamos a cozinha para preparar quitutes especiais para nossos pequenos hóspedes.

Qual é o estilo da pousada?

Nosso Refúgio foi inspirados nos ecolodges americanos e costariquenses, que ficam dentro ou ao redor de Parques Nacionais e Unidades de Conservação. São pousadas com serviços exclusivos para aproveitar as belezas da região, para curtir durante o dia atividades de aventura, de observação de fauna e flora, e que tem como princípio silêncio e tranquilidade a noite.
Nossas atividades noturnas são por exemplo: luais com violeiro em local apropriado, slide-show sobre os cânions, trilha noturna. Não incentivamos música alta, abuso de bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga, nem temos ambiente para uso coletivo após o horário de silêncio. Nosso horário de atendimento aos hóspedes é das 8 às 23 horas. Apesar de possuirmos uma bela estrutura, NÃO SOMOS HOTEL BOUTIQUE.

Mas aí não é Cambará do Sul?

Não. O Refúgio Pedra Afiada está no município de Praia Grande – SC, na parte de baixo dos cânions. Cambará do Sul (RS) é na parte de cima da serra, mil metros de altitude, paisagem de campos e coxilhas, e Praia Grande (SC) é a parte de baixo, mata Atlântica e os paredões dos canions visíveis de qualquer parte do município. O Refúgio fica na altitude 100. Os cânions (este grande acidente geográfico) funcionam como divisa dos dois Estados. A vantagem de Praia Grande é poder monitorar melhor a neblina, um fenômeno constante durante todo ano, resultado do choque de uma frente mais quente e úmida com uma mais fria. Em dias de chuva, os cânions funcionam como um funil e a maior parte da água escoa pelos paredões e eleva rapidamente o nível dos rios, que cruzam nosso município, proporcionando descidas de rafting maravilhosas, além disso, há muito mais cachoeiras em Praia Grande para a pratica do rappel. Mas nosso maior diferencial sobre Cambará do Sul é poder estar dentro da pousada olhando aqueles paredões alternar sua cor ao longo do dia, uma visão única!

Como funciona o almoço?

Temos um Bistrô, pequeno restaurante que serve especialidades, do meio dia as 16 hs, aberto também ao público em geral. O valor dos pratos é à parte da diária. Não deixe de experimentar!

Como funcionam as atividades? Precisam ser agendadas?

Temos uma equipe de guias e equipamentos próprios para que o hóspede e/ou visitante descubra esta maravilhosa região de Aparados da Serra. Temos opções para dias de chuva, dias de sol, dias de rio cheio, de rio seco, para crianças, idosos, esportistas, aventureiros iniciantes e experientes e também para aquele amante da região que gostaria de descobrir lugares longe da multidão, dos locais mais procurados. Nossa área é um parque de 32 hectares e muitas atividades são feitas aqui mesmo, trilhas, quadriciclo, rapel, tirolesa, bóia-cross...
Dependendo da atividade, é importante agendar. Veja mais detalhes sobre elas no link do raio (Atividades).

O que podemos fazer em dias de chuva? Se chover posso alterar a data?

Trabalhamos com turismo de natureza, observação, sensibilização, e para nós a natureza é bela em qualquer condição climática. Com chuva, o verde fica mais verde, há um cheiro todo especial na mata e, pela nossa experiência, nunca chove o dia inteiro. Pode chover duas horas forte, mas depois dá uma trégua de 1 hora, onde aproveitamos para colocar as capas de chuva e caminhar um pouco. E no meio da mata, a chuva nunca cai com força pois sempre toca as folhas antes. Fazemos trilhas curtas nestas condições, próximas a estrutura, ou da pousada ou do parque, para se uma trombada nos pegar no retorno, rapidamente já estarmos abrigados. Temos comentários maravilhosos de clientes que descobriram outras sensações ao experimentar o ambiente natural em situações assim, onde a gente tira o pessoal de sua zona de conforto e os desafia. Além disso, em dias de chuva, por nossa posição privilegiada (junto aos paredões), temos um espetáculo de cachoeiras bem em frente a pousada. Cenário deslumbrante que um dia de sol não permite. Atividades como rapel e bóia-cross são também bem-vindos em dias úmidos pois o pessoal teria que se molhar de qualquer forma.

É possível fechar a pousada para minha família? Para o grupo da minha empresa?

Sim é possível. Solicite um orçamento especial. Temos 20 acomodações, podendo receber tranquilamente até 60 pessoas. Já sediamos treinamentos empresariais, aniversários, casamento, grupos escolares, shows,... E podemos incluir uma série de programações que farão sua estadia e de seus colaboradores/ familiares inesquecível. Solicite orçamento informando número de pessoas (se adultos/ crianças), período, atividades e refeições que desejam, qual a comemoração (precisa ou não de decoração), enfim, tudo para podermos organizar uma linda vivência a todos envolvidos!

Posso levar meu animal de estimação?

Os Animais de Estimação não são permitidos nos Parques Nacionais. Como nossa área é contínua ao P.N. Serra Geral, seguimos sua orientação, afinal estamos na área determinada como Zona de Amortecimento. Estamos aqui para conservar esse belo lugar e isso inclui sua biodiversidade de fauna e flora. Sabemos que muitos hóspedes consideram seu pet inofensivo, mas lembramos que só seu odor e instinto de demarcar território pode inibir as atividades de muitos outros animaizinhos da floresta. Além disso, deixa-los trancados na sua acomodação enquanto passeia na região, com certeza não é a melhor opção para seu bichinho. Por isso orientamos que ao vir para cá, planeje antes e deixe seu peludo em algum hotelzinho ou na casa de alguém que possa cuidá-lo para você curtir aqui sem culpa.

Trabalhar num Refúgio Ecológico, junto a um Parque Nacional, parece ótimo. Como eu poderia saber mais sobre isto e solicitar uma vaga?

Trabalhar num Refúgio Ecológico pode ser uma experiência excelente para pessoas de todas as idades. Envie seu currículo para trabalhos temporários ou anuais e faça parte da história de proteção e preservação do cânion Malacara: rh@pedraafiada.com.br.