• Ita_Jonas.jpg
  • Indios_2018.jpg

CÂNION ITAIMBÉZINHO/ ÍNDIOS COROADOS

Percurso de veículo: Saída do REPA em veículo – 26 kms de terra (16 em serra) até a Guarita Gralha Azul (1 h).
Percurso a pé/ Terreno: Caminhada pela borda do cânion. Trilhas Vértice (1,5 km) - parcialmente calçada - e Cotovelo (6 kms) - antiga estrada - no Cânion Itaimbézinho, ambas planas, e pelos Campos de Cima da Serra no Cânion Índios Coroados.
Duração: Dia inteiro (saída as 9 hs e retorno as 17 hs)
Atrativo: Um dos cânions mais lindos do Brasil. Trilhas do Vértice e do Cotovelo no Cânion Itaimbézinho. Visão das cachoeiras Véu de Noiva (foto ao lado) e Andorinhas. 
No retorno, curta caminhada ao surpreendente Cânion Índios Coroados (foto ao lado). Panorâmica das escarpas da serra e planície litorânea avistando demais cânions. Posição importante para entender a formação geológica da região.
Observações:
1. Inclui lanche de trilha;
2. Levar capa de chuva ou anorak (venta e é mais frio);
3. Não permite banho.
4. Está no Combo High Five.

CACHOEIRA DOS BORGES

Duração: 3 a 4 horas.
Percurso: Saída do Refúgio em veículo – 21 kms de terra ida (40 min). Caminhada de 30-40 min (1,5 kms) até a cachoeira em mata úmida por trilha sinuosa com obstáculos tipo subidas, descidas, árvores caídas, e trecho final sobre pedras.
Atrativo: Belíssima queda de água de 70 metros de altura, incrustada em remanescente primário de mata Atlântica com árvores centenárias, gigantes. Delicioso banho na cachoeira! E no retorno, nas Piscinas Naturais de Baixo e da Lontra.
Observações:
1. Levar toalha e roupa seca;
2. Ir com tênis ou botina com solado antiderrapante (vai molhar ou embarrar);
3. Possível fazer com neblina e chuva;
4. Está no Combo Trilhas Trio