• SGS - Gestão de Segurança
  • SGS - Gestão de Segurança
  • SGS - Gestão de Segurança
  • SGS - Gestão de Segurança
  • SGS - Gestão de Segurança
  • SGS - Gestão de Segurança

SGS - Gestão de Segurança

Sua segurança, nossa preocupação

SGS - Gestão de Segurança
O termo Gestão da Segurança nos últimos anos passou a ser uma preocupação real de operadores de Turismo de Aventura no Brasil. O processo de melhores práticas tem se destacado com a criação de Normas Técnicas específicas para atividades de aventura que serão base para o processo de certificação de empresas e de condutores. O Brasil terá um Certificado de Segurança que atestará se determinada empresa segue os procedimentos de segurança com base em Normas Técnicas. Esta certificação contará com respaldo de acreditação do INMETRO.

SGS - Gestão de Segurança
O Governo brasileiro, por meio do Ministério do Turismo, fez suas apostas no segmento em 2003, por meio da criação de Normas Técnicas específicas para atividades de turismo de aventura. Visando a operação segura e responsável, o Ministério do Turismo foi além, criando o Programa Aventura Segura, uma iniciativa reconhecida internacionalmente e que conta com a participação do Sebrae Nacional. O Programa vem sendo implementado desde dezembro de 2005 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, a qual o Refúgio Ecológico Pedra Afiada é associado desde agosto de 2008.

SGS - Gestão de Segurança
Porém, desde maio de 2005, o Refúgio Ecológico Pedra Afiada vem participando das ações do Ministério do Turismo para qualificar os destinos e os empresários deste segmento. Neste ano a diretora Ana Cláudia Aveline viajou a Costa Rica dentro do programa Benchmarketing - Excelência em Turismo, para observar a prática neste país que é uma referência internacional na gestão de suas reservas particulares, lodges (pousadas) de natureza e ecoturismo, juntamente com outros 11 empresários brasileiros contemplados.

SGS - Gestão de Segurança
Também o diretor Jean Pierre Perrot foi um dos escolhidos para outra viagem dentro deste programa, desta vez para Nova Zelândia, referência internacional em Turismo de Aventura e Gestão de Segurança.
Várias ações foram rapidamente implantadas no Pedra Afiada e multiplicadas através de palestras para centenas de pessoas, como o programa já previamente definia.

SGS - Gestão de Segurança
Em novembro de 2010, o Refúgio Ecológico Pedra Afiada foi certificado pela ABNT na norma 15331 (Sistema de Gestão da Segurança)nas atividades de rapel, ascensão a figueira gigante e tirolesa. Nossa equipe de guias passou pelo processo de certificação que levou mais de 2 anos. Nele, foi desenvolvido um PAE (Plano de Ação Emergencial) para atuação em caso de acidentes e incidentes. A equipe está, constantemente, passando por cursos e reciclagens. O escopo do nosso Sistema de gestão de segurança se encontra no salão social junto aos álbuns de fotos das atividades.

SGS - Gestão de Segurança

Dê uma olhada, vale a pena ver como estamos pensando em todos os detalhes para que sua aventura seja o máximo segura possível!

Parcialmente baseado nas informações obtidas no site da ABETA.

http://abeta.tur.br/

http://www.aventurasegura.org.br/