Consulte Disponibilidade
+55 51 98594-4415
Consulte Disponibilidade

Nossa região

  • localizacao

Aparados da Serra é a divisa Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Toda a parte superior dos cânions é o Estado Gaúcho e todas entranhas abaixo de 100 metros do topo já é solo catarinense.
As duas cidades base para conhecer a região são Cambará do Sul, na parte de cima e Praia Grande, na parte de baixo.
O Refúgio Ecológico Pedra Afiada (REPA) por ficar dentro do cânion Malacara está localizado no município de Praia Grande, SC.
Os melhores caminhos de acesso são:

1) Para quem vem de Florianópolis: São aproximadamente 300 kms de distância via BR-101 sentido sul. Após Sombrio cuidar pois são 21 kms até o viaduto que marca a entrada na nossa estrada SC-450. Vocês não devem passar por cima, e sim na lateral direita dele que dá acesso a nossa estrada. Estejam atentos e usem o marcador do carro para não ter erro, pois com as obras na estrada, ainda faltam sinalizações. Uma vez pegando a SC-450, são 20 kms de asfalto até a nossa cidade.

2) Para quem vem de Porto Alegre: São 220 kms pela BR-101 direção norte. Após a divisa RS-SC, são aproximadamente mais 7 kms até o viaduto sobre o acesso a São João do Sul e Praia Grande (SC-450). Você deve pegar o acostamento ao ver uma placa grande aérea sinalizando a saída para estas duas cidades. Em seguida, passar por baixo deste viaduto, e pegar a estrada em frente. Já é a SC-450, que levará até nossa cidade.

3) Vindo pela serra gaúcha: Vindo da Serra Gaúcha o melhor caminho é via Rota do Sol, ou seja, em Tainhas descer em direção a Terra de Areia e BR-101. Depois pegar a BR-101, já duplicada, em direção norte como no descritivo 2 acima. Outra opção é a Serra do Faxinal. Neste caminho são 40 ks de terra, sendo 16 kms de serra ingreme e extremamente pedregulhosa, porém muito bela, e só vale a pena para quem já vai aproveitar e visitar o P. N. Aparados da Serra, cânion Itaimbézinho, no caminho. Se o dia estiver chuvoso, com neblina e anoitecendo, evite esta estrada por não ter sinalização. Neste caso, depois de descer toda serra e já na planície litorânea, você pegará um pequeno trecho já asfaltado, e na primeira bifurcação onde tem várias placas de pousadas e restaurantes, você deve pegar a esquerda (estrada de terra a Vila Rosa) e seguir em frente até acabar a estrada. Há placas nossas indicando.

Na opção 1 e 2, vocês irão chegar na Praia Grande e dar de frente na esquina do posto Ipiranga e de uma farmácia. Pegue esta rua, por tanto seguindo em frente e prossiga entorno de 1,3 km, até chegar num entroncamento com várias placas de sinalização dos cânions e pousadas. Você verá uma placa nossa, indicando a direita. Pegue a direita e logo vira estrada de terra. Seguir sempre em frente. Após um pequeno cemitério, dobrar a próxima direita e seguir esta estrada até acabar, quando então passarão por nosso pórtico. Não tem erro. Há placas nossas em todo caminho.

Importante: Evite pedir informações a transeuntes e postos de gasolina. Infelizmente já tivemos hóspedes que acabaram dando voltas muito maiores, desnecessárias, por informações erradas no meio do caminho. Qualquer dúvida na estrada, ligue para a gente!!!

Somos os guardiões do Malacara e teremos imenso prazer em lhes mostrar as belezas de nosso cânion! Seja bem-vindo!

Fechar