Consulte Disponibilidade
+55 51 98594-4415
Consulte Disponibilidade
  • Ascensão a Figueira Pedra Afiada
  • Equipe REPA Adventure
  • Equipos Bruno Jr

SGS - Gestão de Segurança

Sua segurança, nossa preocupação

  • Rio do Boi 4
  • Subindo Figueira Bruno Jr
  • Casa de equipamentos Pedra Afiada

O termo Gestão da Segurança nos últimos anos passou a ser uma preocupação real de operadores de Turismo de Aventura no Brasil. O processo de melhores práticas tem se destacado com a criação de Normas Técnicas específicas para atividades de aventura que serão base para o processo de certificação de empresas e de condutores. O Brasil terá um Certificado de Segurança que atestará se determinada empresa segue os procedimentos de segurança com base em Normas Técnicas. Esta certificação contará com respaldo de acreditação do INMETRO.
O Governo brasileiro, por meio do Ministério do Turismo, fez suas apostas no segmento em 2003, por meio da criação de Normas Técnicas específicas para atividades de turismo de aventura. Visando a operação segura e responsável, o Ministério do Turismo foi além, criando o Programa Aventura Segura, uma iniciativa reconhecida internacionalmente e que conta com a participação do Sebrae Nacional. O Programa vem sendo implementado desde dezembro de 2005 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, a qual o Refúgio Ecológico Pedra Afiada é associado desde agosto de 2008.
Porém, desde maio de 2005, o Refúgio Ecológico Pedra Afiada vem participando das ações do Ministério do Turismo para qualificar os destinos e os empresários deste segmento. Neste ano a diretora Ana Cláudia Aveline viajou a Costa Rica dentro do programa Benchmarketing - Excelência em Turismo, para observar a prática neste país que é uma referência internacional na gestão de suas reservas particulares, lodges (pousadas) de natureza e ecoturismo, juntamente com outros 11 empresários brasileiros contemplados.
Também o diretor Jean Pierre Perrot foi um dos escolhidos para outra viagem dentro deste programa, desta vez para Nova Zelândia, referência internacional em Turismo de Aventura e Gestão de Segurança.
Várias ações foram rapidamente implantadas no Pedra Afiada e multiplicadas através de palestras para centenas de pessoas, como o programa já previamente definia.
Em novembro de 2010, o Refúgio Ecológico Pedra Afiada foi certificado pela ABNT na norma 15331 (Sistema de Gestão da Segurança)nas atividades de rapel, ascensão a figueira gigante e tirolesa. Nossa equipe de guias passou pelo processo de certificação que levou mais de 2 anos. Nele, foi desenvolvido um PAE (Plano de Ação Emergencial) para atuação em caso de acidentes e incidentes. A equipe está, constantemente, passando por cursos e reciclagens. O escopo do nosso Sistema de gestão de segurança se encontra no salão social junto aos álbuns de fotos das atividades.
Dê uma olhada, vale a pena ver como estamos pensando em todos os detalhes para que sua aventura seja o máximo segura possível!

Parcialmente baseado nas informações obtidas no site da ABETA 

http://abeta.tur.br/

http://www.aventurasegura.org.br/

  • Equipe Aventura Pedra Afiada
  • Tirolesa Pedra Afiada foto Thiago Maio
  • Trilha a Figueira
  • Quadricilo Go Pro foto Andressa Floriano
  • Duck rio Pavão
  • Ascensao a figueira - descida senior
Fechar